fotos, fotos e mais fotos !

4 anos…

No dia 22 de julho de 2006, mais ou menos por volta da hora deste post, eu estava comprando minha primeira câmera digital, e começando a fotografar e a me interessar pela fotografia. Comprei a câmera pois era a primeira vez que eu ia viajar para um lugar que eu queria muito conhecer: Campos do Jordão, e na época eu só tinha em casa uma câmera de filme antiga e toda automática.

O modelo escolhido foi uma Canon A620, que, ainda bem, tinha controles de abertura e velocidade, e foi aí que o interesse em aprender o que era aquilo surgiu. A internet ajudou muito nesse momento, o flickr, os fóruns por aí…Me fizeram interessar por fotografia, e querer melhorar a qualidade das minhas fotos.

A mudança, um ano depois, para uma dslr foi para mim uma grande conquista, e me fez começar a postar fotos no flickr. Com isso, conheci grandes amigos, muitos deles saíram do virtual, e hoje são pessoas que eu sei que posso contar quando precisar. São grandes irmãos pra mim.

A fotografia tornou-se então profissão, comecei a estudar bastante iluminação, ver trabalhos de outros fotógrafos buscando entender como eram feitas aquelas fotos de revista e editoriais, como se usava um flash, e tudo mais.

A sonho de me tornar um fotógrafo publicitário, muito mais por querer criar imagens realmente incríveis, perfeitas, do que o dinheiro que isso poderia trazer para mim, me deu uma certeza muito grande na escolha da faculdade que eu queria fazer: Publicidade e Propaganda. Para mim, o que eu aprendesse na faculdade seria muito importante, e me ajudaria entrar nesse mundo.

A faculdade escolhida, porque não tinha como ser outra, foi a USP, mais especificamente a Escola de Comunicações e Artes. Estudei como um condenado para conseguir passar em um curso que é considerado um dos mais concorridos, me afastei da fotografia e do trabalho, por precisar focar nos estudos, e principalmente por um outro motivo… Eu não tinha como pagar uma faculdade particular, o dinheiro que talvez me ajudasse a pagar daria para um ano no máximo, ou seja, era passar, ou passar.

Mais uma vez, a fotografia entra em cena, fiz um acordo, com minha investidora, também conhecida como minha mãe, que, se eu passasse, ela emprestaria esse dinheiro para mim, para eu poder trocar de câmera, e quem sabe conseguir trabalhos melhores com fotografia. Eu estudei praticamente 24 horas por dia, dormi pouco o ano inteiro, mas passei na faculdade, e hoje estou com uma 5D Mark II, conquistando de uma só vez, dois sonhos que eu tinha.

A câmera nova, me abriu novos mercados e caminhos, que eu estou começando a trilhar, e também me fez entrar no mundo do cinema, além da fotografia, e me está permitindo aos poucos eu pagar a dívida com minha mãe (Mãe, eu vou pagar tá, hehehe).

Mas isso não é tão importante assim, a fotografia me fez olhar o mundo de outra forma, me fez reparar em coisas que eu não reparava, e isso realmente não é um clichê, ou frase feita, a fotografia mudou completamente a minha vida, me fez conhecer grandes amigos, me fez conhecer lugares, me mostrou como a vida real funciona, me fez trabalhar e negociar com apenas 16 anos, como se eu fosse “gente grande”. Aprendi que a coisa não é tão legal como aparenta, encontrei pessoas que realmente queriam me ajudar, outras que me enganaram, me humilharam… (e a palavra apesar de ser forte, é essa mesmo) Mas ainda assim não tiraram minha força de vontade de continuar seguindo meu caminho, minha vontade de estudar e aprender cada vez mais, de chegar a um lugar mais alto. Encontrei minha vocação, minha profissão, estudo em uma ótima universidade, e conheci pessoas que eu vou levar para minha vida toda…

Aprendi tudo que sei por vontade própria, nunca fiz curso algum, fiz alguns workshops que sinceramente acho uma forma, salvo raras exceções, uma grande picaretagem. Nunca consegui pagar bons cursos, e por isso o único caminho foi o de aprender tudo sozinho, junto com meu perfeccionismo, que sempre me levou a tentar aprimorar sempre o que eu aprendia.

O mercado não é dos melhores, aliás, piora cada vez mais, mas eu acredito que um dia encontrarei um lugar para mim dentro dele. Posso ter equipamentos que custem bem caro, mas todos são conquistados com muito esforço, não sou rico, e nunca fui, apenas acredito no meu potencial, e invisto tudo o que posso nele, minha família está sempre ao meu lado, e meu pai, que está há 2 anos desempregado, já virou meu assistente e  um mestre das gambiarras por causa disso.

São apenas 4 anos, o caminho é longo pela frente, mas se que estou no rumo certo. Vou seguindo com minha força de vontade, lembro que não tenho grandes contatos nesta área, lembro que a luta vai ser bem difícil, lembro que não tenho dinheiro para tudo o que eu precisaria, e que vou deixar de comprar muita coisa para comprar ir aos poucos conquistando meus equipamentos. Mas, em primeiro lugar, lembro que tenho meu trabalho reconhecido por aqueles que eu realmente me importo: meus amigos e minha família.

Esse post vai para vocês.

Abraço !

3 Respostas

  1. Emi

    Nossa Fernando! que lindo!!!
    parabéns pelos 4 anos suados e por ser essa pessoa batalhadora!

    No que precisar, pode contar comigo, mesmo morando em Curitiba!
    Também conquistei minhas coisas sozinha, mas é cada vez mais forte a vontade de crescer, melhorar e vencer!

    Um grande abraço, beijo… Emi.

    julho 23, 2010 às 12:46 am

  2. sucesso, porque vc com certeza merece!!!!

    julho 26, 2010 às 11:03 pm

  3. Ibrahim Cruz

    Cara, suas fotos são sempre muito fuedas. Com certeza, essa parte do batalhar é das mais gratificantes. E o negócio é seguir na mesma pegada.
    Abraços.

    outubro 6, 2010 às 1:18 am

Deixe um comentário

