fotos, fotos e mais fotos !

D.I.Y Steadicam Project !

Novidades, Novidades, com um nome de post assim, e com uma exclamação no final dele, é sinal de algo realmente novo e bacana, hehehe. Para quem não sabe steadicams (este equipo estranho acima, e que lembra o braço de um robô) são estabilizadores de imagem, criados originalmente pela tiffen (http://www.tiffen.com/steadicam.html), e usados pela primeira vez no filme Rocky I. Sim, a cena de Sylvester Stallone correndo só foi possível graças a um steadicam.

Assim, com um steadicam, você consegue filmar correndo, subindo escadas, entre outros movimentos de câmera complexos, sem que a imagem fique tremendo, captando assim estes movimentos de forma suave.
Por isso, eu precisava de um equipamento deste, porém, devido eu rapidamente lembrar que eu estou no Brasil, e importar um equipamento deste é extremamente caro, realmente um absurdo, custando mais de R$ 5000, resolvi pesquisar na internet sobre projetos Do It Yourself, para criar o Steadicam.

Logo achei o site: http://steadycam.org/ onde se encontra o projeto de um steadicam fácil de fazer e bem funcional, criado por Johnny Chung Lee. Aprimorei o projeto (na verdade meu Pai, a.k.a MacGyver) e o resultado disto, além de um novo vídeo, você confere após o “break”

_MG_3514 copy

A foto acima (qualidade péssima eu sei, mas dá pra ter uma idéia) mostra como ficou o projeto até agora. Todas as partes são feitas de alumínio, e cromadas para ficar um pouco mais bonito e sem cara de algo “artesanal”.

_MG_3515 copy

No detalhe, vemos a 5D Mark II, montada com o microfone e um iluminador de LED, neste “C”, também elaborado juntamente no projeto.

_MG_3510 copy

O “C” conta também com um pequeno furo, para não atrapalhar o encaixe do plug do microfone.

O sistema funciona basicamente com o contrapeso, que teoricamente ajuda a equilibrar a força necessária para carregar a câmera (feita para cima). E assim, algum tremor é neutralizado e não surge na filmagem.

Meu pai está pensando em aceitar pedidos e enviar o steadicam pronto para todo BR, hahaha, o processo ainda é artesanal, mas não é uma má idéia. Portanto, interessados, email-me !

E ainda você pode perguntar…Essa “parafernalha” toda funciona ? Sim, funciona. Veja a parte II do vídeo do casal Larissa + Marcelo e veja a parte da “corrida”.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

até mais !

9 Respostas

  1. Emi

    OI Fernando!

    parabéns pelo projeto que seu pai conseguiu colocar em prática!

    Eu gostaria de um mas por enqto estou só estudando valores.

    Se vc puder, me mande um orçamento?

    Desde já, muito obrigada.

    Ótima semana, beijo.

    julho 14, 2010 às 11:38 pm

  2. muito bom !!!!!!!

    julho 14, 2010 às 11:53 pm

  3. Faaaaala meu camarada!
    Fazia tempo que não visitava seu blog e olha só quanta evolução, sensacional!

    Comprei recentemente uma T2i p/ fazer alguns pequenos filmes, e já tinha visto o projeto desse steadycam, mas não um tão bem executado, dê meus parabéns ao seu pai, ficou show!

    É isso ai Delfini, continue com seu belíssimo trabalho, agora também em vídeo com muito bom gosto e com toda a sua personalidade.

    Abraços.

    julho 31, 2010 às 4:26 pm

  4. Ficou muito bom. Eu andei olhando um DIY de modelo diferente (Merlyn):

    http://fzhi555.wordpress.com/2010/05/25/diy-steadicam-merlin-pt-1/

    resultado:

    agosto 15, 2010 às 8:56 pm

  5. Parabens!
    Ficou muito legal o projeto!!!
    Gostaria de um orçamento se você puder manda pro meu email!!!
    Abracao

    novembro 2, 2010 às 6:56 pm

  6. tomjorge

    Olá fernando!

    É o Tom, nós compartilhavamos postagens na mesma sala do Digiforum (rebelds). Comprei uma T2i e tenho interesse no Steadicam. Seu pai está fazendo mesmo? Como estou no trabalho, não vi as fotos (Flickr bloqueado), mas confio no trabalho :). Ao chegar em casa darei uma olhada melhor.

    Abraços!

    Tomjorge

    novembro 16, 2010 às 3:18 pm

  7. Gostaria de saber se esse standcam é compativel com minha Sony CX-100 e Canon T1i e qual o orçamento para envio para 17400-000?

    dezembro 4, 2010 às 8:03 pm

  8. Hood

    Boa tarde!
    Vcs fabricam esse equipamento para Panasonic Ag DVc 20?
    Qual o preço , porfavor.
    Obrigado!

    fevereiro 10, 2011 às 3:05 pm

  9. Carlos Berbel

    Fala aí Fernando
    Recebi indicação do Frei Dom pra ver teu projeto!
    Bem bacana!
    Gostaria de saber se ele foi feito só pras DSLR ou se suporta câmeras tipo a Sony NXCAM NX5 também! Conhece essa?!
    Se rolar, gostaria de um orçamento também aqui pro Rio de Janeiro.
    De onde és?!
    Abração

    março 20, 2011 às 4:05 am

Deixe um comentário

